Como evitar entupimentos

Evitar entupimentos é bastante fácil se você aderir a algumas práticas simples — e abandonar outras. Trata-se de um pequeno esforço de prevenção que pode poupá-lo de muitas dores de cabeça, incômodos com manutenção e prejuízo no futuro. De quebra, algumas dessas medidas contribuem até para o meio ambiente.


Como evitar entupir encanamentos


Como evitar entupimentos na cozinha

Antes de utilizar a pia da cozinha, seja para cozinhar ou lavar louça, não se esqueça de colocar um objeto que impeça a passagem de resíduos pelo ralo, como restos de comida e pó de café, por exemplo. A melhor opção é um protetor de ralo de pia, facilmente encontrado em mercados e lojas de material de construção.

Pensando no meio ambiente, também evite descartar óleo de cozinha na pia. Um litro do produto polui até 20 mil litros de água! A melhor opção é guardar o óleo e entregá-lo para cooperativas de reciclagem (sim, ele é reciclável!). Se preferir, você pode usá-lo até para produzir sabão caseiro.


Como evitar entupimentos no banheiro

No banheiro, as opções de entupimento são maiores. Na pia, evite o acúmulo de fios de cabelo, restos de sabonete e até mesmo muco, se você costuma cuspir na pia. No box, faça uma limpeza periódica no ralo para evitar o acúmulo de cabelos. No vaso sanitário, não jogue fio dental, cotonetes e, principalmente, preservativos, absorventes e fraldas descartáveis. A dúvida maior fica em torno do papel higiênico: é melhor jogar o papel no vaso ou na lixeira? Depende. Se o esgoto do seu bairro for mandado para uma estação de tratamento, o indicado é jogar no vaso sanitário. Caso contrário, se o esgoto doméstico é direcionado para uma fossa séptica, o indicado é jogar o papel no lixo.


•••

Medidas semelhantes valem para a lavanderia, área de serviço e ralos externos. O procedimento básico é: evite que resíduos se acumulem nos ralos.

Além disso, realize uma limpeza periódica do sifão, tanto do box do banheiro quanto das pias, pois esse é o ponto onde o entupimento costuma ter início.



Com essas medidas básicas, é bem provável que você consiga evitar entupimentos e, assim, economize um bom dinheiro. Afinal, como dissemos no artigo "desentupidora - quanto custa", contratar os serviços de uma desentupidora pode custar alguns milhares de reais!